Gráfica Grafimar - Foz do Iguaçu/PR



Instruções

Efeitos especiais

Efeitos especiais no seu material

Se você utilizar efeitos especiais no seu material, você terá que fazer algumas alterações neles antes de enviar o seu arquivo para a gráfica. Sombreamento, Mistura, Contorno interativo e Extrusão, você deverá separar esses efeitos e converte-los em bitmap CMYK 375 DPIs junto com o fundo. Envelope, Distorção e Perspectiva, você deverá convertê-los em curvas. Imagens em Bitmap recortadas deverão estar com o fundo transparente em vez de fundo branco.

Efeitos de "sombra"

Sombra, você deverá fazer o comando Separar grupo de sombreamento e converter a sombra em Bitmap CMYK 375 DPI junto com o fundo, quando for fundo transparente, criar fundo branco e converter os efeitos junto com o fundo em uma só imagem no tamanho do arquivo.

Textos e fontes

Utilização da cor azul

No caso da cor azul, quando usada, utilize C: 100% M: 80%, para que seu impresso não saia roxo principalmente quando for usar a cor azul de fundo em algum material.

Efeitos com Degradê

Para obter um preto mais “vivo”, utilize esta regra C: 70% M: 50% Y: 30% K: 100%. Assim, você evita erros de impressão e tem uma qualidade maior no seu impresso. Utilize esta regra apenas quando for fazer um fundo preto, ou quando esta cor tiver um destaque maior na sua arte. Não é recomendado para fontes e objetos pequenos.

Fontes

Para evitar problemas com fontes no seu material, você deverá convertê-las em curvas. Deverão ter também mais de 7 pontos de tamanho para manter a boa resolução e legibilidade. Procure não utilizar fontes com traços muito finos, para que não perca a sua resolução. NUNCA utilize o preto com 100% nas quatro cores (CMYK) nem RGB R:0 G:0 B:0, isso sobrecarrega a máquina e propicia uma chance de manchas no seu material, além de as cores não encaixarem, principalmente em fontes, podendo ficar fora de registro devido ao excesso de cor.

Imagens e cores

*Materiais com frente escura e verso claro ou vice-versa

Evite fazer trabalhos com frente escura e verso claro, ou frente clara e verso escuro, isso poderá manchar o lado mais claro do produto.

Cores mais vivas

Para obter um preto mais vivo, utilize esta regra C: 70% M: 50% Y: 30% K: 100%. Assim, você evita erros de impressão e tem uma qualidade maior no seu impresso. NUNCA utilize o preto com 100% nas quatro cores (CMYK) nem RGB R:0 G:0 B:0,

Arquivos com cores em Pantone ou RGB

Arquivos com cores em Pantone ou RGB dão um resultado final muito diferente do Monitor. Por isso, faça sua arte utilizando a Paleta de Cores CMYK. Caso em seu arquivo tenha cores em Pantone ou RGB, converta-as antes de enviar para a produção, pois a gráfica só imprime cores CMYK.

Formatos de imagens

As imagens deverão estar em formato Bitmap e no modo de cor CMYK e devem ter no mínimo 375 dpi’s de resolução.

Arquivo com várias imagens

Quando o arquivo tiver várias imagens deverá ser convertido em uma imagem só em 375 DPI CMYK e os textos convertidos em curvas vetorizados.

Dicas

Cookies no seu navegador

Como limpar os cookiies e o cache do seu navegador Se por algum motivo não conseguir acessar a página para enviar seu arquivo faça o seguinte: Abra o navegador Crhome ou IE Clique Ctrl+shift+Del, abrirá uma janela, selecione todas as opções e em seguida eliminar ou limpar tudo.

Adequar arquivos.

Será cobrada uma taxa extra para adequar os arquivos.

Erros comuns nas artes recebidas

Como forma de apoio aos revendedores, nós verificamos alguns erros comuns nas artes recebidas. Obs: queremos informá-los que esta conferência é uma ajuda e não uma obrigação. Por isso caso o erro passe por nós, a responsabilidade é do revendedor, pois é ele quem deve conferir a arte antes de enviá-la.

Preenchimentos e Contornos

Preenchimentos e contornos também devem estar em CMYK.

Envio de Arquivos de Cartões

Envie seus arquivos de cartões em tamanho final de 50x90 mm, após o corte ele ficará 48x88mm, e deixe uma margem de segurança do texto com o corte do cartão de no mínimo 3mm. Cartões Frente e verso o verso dos cartões devem estar na mesma página da frente, para maior facilidade baixe o gabarito. http://www.grafimar.com.br/gabarito

Margem de Segurança para Panfletos

Panfletos deixe uma margem de segurança de 7mm.

Objetos, textos, fundos, PowerClip

Nunca Bloqueie Objetos, textos, fundos ou até mesmo o PowerClip, pois estes poderão ser perdidos, sairem fora do lugar ou não imprimirem.